Para o mercado, o lançamento imobiliário é uma das etapas mais importantes entre as fases de compra, pois é o momento de se apresentar o produto a um grande público e se iniciar a venda das unidades, sejam elas apartamentos ou residências, na planta ou em construção.
Enquanto o produto ainda não existe, é imprescindível que a equipe de marketing faça pesquisas de mercado, também para determinar o melhor local para a construção. Em seguida, começa a fase de concepção do projeto e, em seguida, as demais campanhas de marketing.
A seguir, lhe mostraremos tudo sobre o que é um lançamento de um empreendimento imobiliário com foco no mercado imobiliário, seu impacto no mercado e seus benefícios.
O que é um lançamento imobiliário?
Um lançamento de um empreendimento é uma fase de compra em que o comprador pode ir ao local onde o empreendimento será construído e saber mais com a ajuda do corretor de imóveis.
Nessa fase, os eventos incluem a divulgação, e a exposição dos decorados. A abertura da venda dos imóveis também pode acontecer nessa fase. O empreendimento permanece nessa fase até o início da construção, o que normalmente leva em torno de seis meses após o início.
O início do lançamento imobiliário ocorre assim que a incorporadora conclui todos os processos com os documentos e alvarás necessários, além do registro de incorporação (RI) exigido para o início da construção da obra e o início das vendas.
Como tudo começa
O lançamento imobiliário é iniciado pela incorporadora e pela construtora. Portanto, primeiro há todo o trabalho em equipe para encontrar um terreno e, em seguida, levar o produto ao mercado. Abrange várias áreas dentro da empresa, que incluem o pessoal que cuida da legalização, compra dos terrenos em que se deve construir, a inteligência de mercado, marketing, etc.
O momento do lançamento também é o momento do "pirata", termo que no mercado imobiliário se refere às ações de pré-venda que pode acontecer antes do registro de um imóvel. Assim, esse é o momento certo para se criar um bom ponto de venda além de deixar todas as ações de marketing "engatilhadas".
Para muitos corretores, esta etapa é uma boa fase para se iniciar as vendas. O início do proejto acontece quando a incorporadora marca o terreno com a abreviatura ao lado do nome da construtora. Informações em outdoors são colocadas para se chamar a atenção, pois essa é uma estratégia de marketing importante para indicar que o produto está sendo lançado ali.
Como funciona o mercado imobiliário?
Dessa forma, através da tabela de valores definida, o memorial aprovado pela prefeitura, os documentos corretos e a inscrição no registro comercial (RI), as unidades passam a ser oferecidas e vendidas, conforme a procura do mercado.
Nesse ponto, as estratégias de marketing começam e são divulgadas muitas informações sobre o produto (que antes era um segredo para despertar a curiosidade dos clientes). O ponto de venda é preparado e o apartamento decorado, ou maquete, ou os dois são vistos ao se visitar o Stand de vendas. Os compradores podem ter suas perguntas respondidas e aprendem sobre os detalhes do projeto.
O trabalho da equipe de corretores
Através das mídias sociais, da distribuição de brindes e vouchers, ou das atrações na frente dos Stands, os corretores nos Stands tem oportunidade de apresentar tabelas de preços com promoçõese oportunidades de pagamentos.
Em geral, os lançamentos de imóveis acontecem nos finais de semana, pois é um período mais silencioso, quando a maioria das pessoas não está trabalhando. Muitas empresas trazem food trucks ou preparam cardápios para as famílias. Mesmo que o cliente não compre o apartamento, é criada uma estrutura para que a pessoa conheça a proposta.
O que significa um lançamento imobiliário?
O lançamento imobiliário é um passo muito importante porque é uma espécie de termômetro para se avaliar a adesão ao produto. O lançamento é a mais importante fase porque nesse momento a incorporadora ou a construtora sabem se o produto vai ser aceito pelo público ou não.
É muito importante para a empresa que a maior parte das unidades sejam vendidas no lançamento porque isso significa que há esforço de marketing e a empresa também já pode garantir as unidades, o que significa que não haverá estoques.
Existe uma expressão domercado imobiliário, onde se diz que o produto derreteu, ou seja, significa que o sucesso tem sido tão grande que não há mais unidades à venda.
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