Se você está procurando um imóvel, provavelmente já se deparou com uma incorporadora imobiliária. Eles estão por trás da maioria dos novos desenvolvimentos no mercado.
Mas você sabe o que é um incorporador, ou que atividades ele desempenha e como ele se diferencia de uma construtora? Se sua resposta foi não, continue lendo essa nossa matéria.
O que é uma incorporadora imobiliária
Um empreendimento imobiliário é todo o processo que leva à venda de um novo empreendimento. Começa com a identificação de uma demanda por determinado tipo de imóvel, passa pela localização de um terreno para instalá-lo, passa pela sua construção e só termina com a venda.
O desenvolvedor é o representante legal responsável por todo este processo. Compromete-se a entregar ao cliente as unidades prontas ao preço acordado, no prazo acordado e nas condições acordadas.
De acordo com a Lei 4.591 de 1964, a responsabilidade do desenvolvedor pelo projeto não termina antes da venda e registro de 100% das ações em nome do comprador.
Entenda o papel de uma incorporadora
O trabalho da incorporadora começa antes do início dos trabalhos de construção de um projeto. Isso porque ele deve cumprir várias funções. Veja a seguir quais são essas funções:
Planejamento do empreendimento
Este é o primeiro passo em qualquer negócio e começa com uma pesquisa de mercado. A partir da identificação e detalhamento de um requisito específico, o construtor planeja o que e como construir o empreendimento.
Nesta etapa, por exemplo, define-se o local onde será realizado o novo projeto e o perfil das unidades. A incorporadora também é responsável por fornecer toda a documentação e liberações legais necessárias para a obra.
Gerenciando o empreendimento
A incorporadora determina a aparência do projeto e gerencia a obra civil. Isso inclui a negociação e a compra do terreno, a seleção da construtora para a execução da obra e a definição do orçamento como também o cronograma, bem como a supervisão geral da obra.
Comercialização do produto pela House
Por fim, a incorporadora também é responsável pela venda de todo o empreendimento de uma vez só ou de cada uma das unidades. Isso geralmente acontece antes da construção da propriedade e ainda está na ordem do dia. Além de divulgar o projeto, a incorporadora deve ter uma estrutura de vendas eficaz.
Após a venda do imóvel, é dever da incorporadora informar ao comprador sobre o andamento da obra e garantir que os prazos de entrega acordados sejam cumpridos.
Entenda o papel de uma construtora
O papel da construtora é único, ou seja, ela executa a obra de acordo com o projeto. A responsabilidade restante pelo projeto é da incorporadora imobiliária. Embora sejam empresas relacionadas e interdependentes, construção e desenvolvimento são duas funções diferentes no contexto do projeto.
Assim, é comum que as incorporadoras assumam o papel de construtora, que é a gestão da obra.
Compartihe nas redes sociais
Veja as outras matérias que fizemos sobre o assunto:
A Imóveis Cardoso oferece apartamentos e casas na planta, em construção ou pronto para morar direto com a construtora ou de parceiros. Também oferecemos consultoria imobiliária para lhe oferecer as melhores vantagens do mercado. Consulte nossos corretores.