Data: 08/05/2022
Ideias para decoração do seu quarto infantil
A decoração de quarto infantil é aquela que toda família se dedica a fazer com muito carinho. Embora os pais se preocupem com diversas questões para criar um ambiente aconchegante aos filhos, sempre tem algo importante que pode passar despercebido, como a posição das tomadas, acabamento dos móveis e equipamentos utilizados.
Os quartos são os cômodos mais pessoais e íntimos da casa, afinal eles servem como local de descanso e funcionam quase como um refúgio para seus donos. Pensando nisso, é muito importante que a organização e a decoração do ambiente reflitam os hábitos, gostos e a personalidade do proprietário do espaço.

Quando o assunto é quarto infantil não é diferente. Ainda que a criança não tenha preferências bem definidas é essencial que o quarto seja confortável, transmita para a criança o sentimento de segurança e traga referências das atitudes e gostos dela. Não existem regras fixas, mas pensar nos sentimentos que o ambiente irá transmitir é muito importante.
Outro ponto importante sobre a decoração de quartos infantis é romper com os estereótipos: quarto de menina decorado em rosa e de menino em azul. Novamente, o importante é criar um ambiente harmônico, agradável e útil, onde a criança possa brincar, dormir e passar momentos com segurança e tranquilidade.
Um quarto decorado nos mínimos detalhes se torna um refúgio divertido e acolhedor para os pequenos. O problema é que eles tendem a querer explorar cada cantinho desse ambiente, e isso pode ser perigoso.
Para evitar acidentes, mantenha as tomadas escondidas atrás dos móveis ou troque-as por modelos altos, que ficam fora do alcance. Outra alternativa é usar placas de segurança próprias para tomada. Elas cobrem o equipamento e são de difícil remoção.
A decoração de quarto infantil é composta por peças básicas, como guarda-roupa, cômoda, cama ou berço e criado mudo. Dependendo da área disponível, você também pode investir em jogo de mesinha com cadeiras, pufes e poltronas.
Mas atenção: os móveis desse espaço devem ser funcionais e resistentes. Ou seja, nada de escolher modelos feitos com materiais frágeis ou que quebrem com facilidade, como o vidro. A madeira, MDP ou MDF são excelentes opções e têm bom custo-benefício.

Algumas camas e berços ainda trazem nichos e gavetas para guardar objetos e roupa de cama. Com relação ao design, prefira peças com linhas curvas e bordas arredondadas. Se não for possível, a saída é instalar protetores de quina nos cantinhos pontiagudos.
Dormitório infantil sem elementos coloridos não tem graça, certo? Porém, não é interessante preencher o lugar com muitos acessórios e itens decorativos, pois eles podem causar acidentes e contribuir para que a bagunça se instale rapidamente.
Nesse caso, o ideal é caprichar na composição das paredes. Você pode usar pintura em um único tom, fixar adesivos ou papel de parede, colar tecidos e até aplicar peças de revestimento diferenciadas, como pastilhas ou cerâmicas estampadas.

Em quartos infantis algumas opções recorrentes são os adesivos de desenhos animados ou filmes da preferência da criança, de ilustrações com elementos lúdicos (balões, árvores, barcos, mapas, crianças, animais) e os que brilham no escuro (planetas, estrelas, personagens).
Além dos adesivos, adicionar cor ou estampas em uma das paredes também contribui para decorar o ambiente. Isso pode ser feito tanto por meio de pinturas na parede, do combo tinta + adesivo ou através do uso de papéis de parede. A dica novamente é investir nos elementos lúdicos e em pinturas que não ocupem todas as paredes, para o ambiente não ficar carregado.
Outra ideia interessante é criar móbiles suspensos e pendurá-los no teto do quarto ou em frente às janelas. Falando em janela, você tem a possibilidade de cobri-la com uma persiana colorida — ótima para complementar paredes brancas com tons vivos.
Cansou de ver pecinhas e pelúcias espalhadas pela casa? Pois saiba que é possível dar uma nova utilidade aos ursinhos, carrinhos, bonecos e jogos do seu filho. Em vez de guardá-los em armários e baús, por que não os exibir em nichos e prateleiras?
Elementos decorativos “2 em 1” são sempre uma boa pedida devido a sua maior utilidade. Atualmente existem no mercado camas em forma de carros, barcos, beliches com saída de escorregador, camas suspensas com cabanas na parte inferior. Se o móvel for útil e ainda trazer diversão para seu filho, os dois lados saem ganhando. Vale o investimento!

A solução fica interessante, dá um toque divertido ao quarto e libera espaço para que outras coisas sejam armazenadas nos locais de depósito dos brinquedos. Para a criança, fica até mais fácil identificar e encontrar o item desejado na hora de brincar.
A iluminação certa pode devolver o sono às crianças que têm dificuldade para dormir. Para isso, vá além das lâmpadas centralizadas no teto do cômodo. Você pode incluir luminárias, fazer um projeto com spots embutidos em gesso ou instalar cordões de luzes.

A claridade emitida a partir de diferentes pontos cria iluminação indireta e mantém o ambiente visualmente confortável. Com esses recursos, a decoração de quarto infantil com certeza contribuirá para uma noite mais tranquila.
Os quadros são sempre aliados na hora de preencher paredes e espaços como um todo. No caso de quartos infantis eles também caem bem. É preciso atenção na hora de escolher a imagem e o local em que o quadro será colocado.
Com relação a imagem, é possível adicionar quadros com ilustrações de traço suave e temáticas lúdicas. Uma outra opção são os quadros de estampa geométrica, que trazem um toque moderno ao ambiente, assim como os quadros tipográficos (formados por frases). Além disso, porta-retratos também podem decorar e deixar o ambiente mais aconchegante.

Já os letreiros são uma alternativa para fugir do tradicional, podem ser formados por pinturas ou adesivos de parede, letras decorativas, luzes, arames ou String art (criar formas com linhas).
A parede que imita um quadro negro é uma opção decorativa muito legal, pois é acessível, fácil de fazer, serve como brinquedo para a criança e ainda é totalmente personalizável. Para conseguir esse efeito basta comprar a tinta esmalte fosca (que é fácil de encontrar) e aplicar sobre a área desejada.

A parede-lousa, no caso de crianças alérgicas à giz, deve ser repensada e vir acompanhada de giz antialérgico.
Os nichos e prateleiras são itens decorativos que servem de suporte para outros elementos da decoração. Nos quartos dos pequenos, trazem um charme especial ao ambiente, sendo normalmente acompanhados de brinquedos, livros, quadros e outras peças decorativas. A variedade de formatos é enorme, basta procurar a que mais se encaixa no projeto idealizado e nas medidas do cômodo.
É bastante importante investir em elementos organizadores para que a criança aprenda desde cedo a ser organizada e para que a mãe consiga manter facilmente o quarto em ordem. “Crianças necessitam de facilidades para o aprendizado da organização pessoal”, explica Ana Lúcia.
Como alternativas temos os cachepôs estilizados (existem várias opções de materiais, estampas e cores no mercado), cestos, caixas organizadoras, baús, armários, cômodas, prateleiras e outras formas de armazenamento. A dica é apostar no visual dos elementos organizadores para integrá-los à decoração.
Para facilitar, o armazenamento pode ser categorizado (uma gaveta para cada tipo de brinquedo) por meio de uma identificação escrita ou pela utilização da transparência (caixas organizadoras, gavetas transparentes).
As luminárias também unem funcionalidade e poder decorativo e por isso são ótimos complementos na decoração de quartos. Existem diferentes modelos, tipos e formas de luminária disponíveis para compra, basta escolher a que mais combina com a personalidade da criança e do cômodo.

Uma outra alternativa para criar um detalhe luminoso nos quartos é utilizar os pisca-piscas na decoração, na cabeceira da cama, presos à parede ou sobre a borda de quadros, em bancadas, entre outros itens suspensos.
Por serem alegres e remeterem ao universo infantil, as cores vivas são ótimas opções para ambientes mais descontraídos. A dica da designer Ana é apostar nas cores primárias (vermelho, amarelo e azul).
No entanto, alerta: “Sua utilização deve ser regrada, os excessos cansam e excitam demais. Devemos dar preferência a uma base branca, paredes ou móveis e colorir os tecidos e objetos e algum detalhe arquitetônico.” Ou seja, o segredo é intercalar objetos de cores vivas com elementos neutros.
“São perfeitas para serem utilizadas como base na decoração. O branco e o bege permitem a ousadia nos acessórios e revestimentos”, afirma Ana. Além da maior liberdade na hora de escolher acessórios e complementos decorativos, as tonalidades neutras prolongam a vida útil do quarto, evitam cansaços com as cores e facilitam mudanças decorativas do ambiente. Mas lembre-se, um toque de cor sempre faz bem (ainda mais se tratando de ambientes infantis), se não for na parede, invista em souvenirs ou outros elementos coloridos.
Quer saber o que procurar na hora de escolher uma construtora? Você quer negociar com uma organização com boa reputação no mercado?
Aproveite nossas dicas para escolher a residência dos seus sonhos com inteligência e oportunidade! E não se esqueça de seguir nosso perfil no Facebook e no Instagram.
Fique por dentro de todas as nossas novidades.
Acesse nossa plataforma e encontre o apartamento dos seus sonhos! É fácil e, com nosso suporte, você pode escolher entre várias construtoras e já entender das melhores oportunidades do mercado!
Compartihe nas redes sociais